sábado, 23 de outubro de 2010

Entrevista a Nicolas Misslin

O MaisTT volta hoje com mais uma entrevista, desta vez a Nicolas Misslin, piloto e patrão da equipa JMB Stradale, que adquiriu toda a estrutura da extinta Mitsubishi Motorsport, no que diz respeito ao Todo-o-Terreno.

Misslin é um jovem de 28 anos de idade, francês, que curiosamente se iniciou no TT em Portugal, nas 24 Horas TT Vila de Fronteira no ano de 2000, ao volante de um Toyota. Misslin não tem ainda grande experiência no Todo-o-Terreno, mas a verdade é que já tem bons resultados no seu palmarés, exemplos disso são o 3º lugar no Rally da Tunísia em 2003 e ainda uma 4ª posição na Baja Espanha Aragon, no passado ano de 2009. Estrou-se no Dakar em 2002, onde obteve um excelente 10º lugar e foi ainda o melhor piloto privado.

O piloto é o dono da JMB Stradale, que inicialmente era (e ainda é) uma equipa "virada" para a velocidade, mas que recentemente adquiriu toda a estrutura da Mitsubishi. Misslin para além de piloto de TT é também piloto de circuitos e participa com regularidade no Ferrari Challenge.

A JMB Stradale ficou então com os Racing Lancer e os Pajero MPR13, que têm sido alugados a outros pilotos, como é o caso de Carlos Sousa e Miguel Barbosa.

Misslin aceitou o desafio de nos responder a algumas perguntas:

Como é ser piloto ao mesmo tempo que é também o patrão de uma equipa de Todo-o-Terreno? Difícil?

Às vezes é difícil, é difícil permanecer imparcial à estratégia de corrida da equipa. No entanto, a paixão é a melhor motivação.

És piloto de endurance (circuitos) e também de Todo-o-Terreno. Qual a disciplina que preferes e quais são as principais diferenças?

São tipos de corrida diferentes, no entanto fazer ambos é uma vantagem pois podemos misturar a velocidade com a técnica. No entanto, eu gosto muito de Todo-o-Terreno pela pureza da condução.

Começaste a correr no Todo-o-Terreno cá em Portugal, nas 24 Horas TT de Fronteira. Que memórias tens desta corrida?

Foi uma grande corrida com uma atmosfera maravilhosa!

Este ano correste várias vezes em Portugal. O que achas das corridas do Campeonato português?

As corridas portuguesas são muito boas e rápidas. Pudemos nessas provas melhorar alguns aspectos que tinham de ser desenvolvidos no carro.

Já participaste por duas vezes no Dakar, uma em África e outra na América do Sul. Entre os dois continentes, qual preferes e porquê?

São duas corridas muito distintas. Em África é "cada um por si" e temos de encontrar nós mesmo as soluções quando temos algum problema, enquanto na América do Sul há sempre pequenas aldeias nas proximidades. Ambos os locais são fantásticos, no entanto gostei especialmente dos Andes, na América do Sul.

Vencer o Dakar é um objectivo pessoal?

O provérbio diz que devemos sempre apontar para a Lua, porque se falharmos, caímos nas estrelas, por isso eu estou a apontar para a vitória, ou pelo menos alcançar um pódio.

Pensas que a JMB-Stradale é uma equipa forte o suficiente para lutar pela vitória no Dakar 2011?

É uma coisa que nunca se sabe por avanço...

O Mitsubishi Racing Lancer não tem estado ao nível dos melhores carros, como os BMW ou os Volkswagen. Que mudanças serão feitas para melhorar a competitividade do Lancer?

Os regulamentos actuais penalizam um pouco os carros a Gasolina face aos carros com motorização Diesel e assim temos de nos apoiar apenas nas nossas capacidades de condução. Contudo, esperamos que no próximo ano o regulamento nos seja mais favorável e assim pensaremos na vitória.

Tens mais alguma participação em provas portuguesas prevista para este ano? Quais são os planos para a próxima época?

A equipa irá concerteza participar mas, quanto a mim, a minha vida profissional está a ocupar-me muito tempo e por isso não tenho a certeza. No próximo a equipa espera vencer o campeonato português e lutar pela Taça FIA.

O MaisTT agradece ao Nicolas Misslin.

Por Luís Marques e Manuel Cordeiro | MaisTT