domingo, 13 de setembro de 2009

Entrevista a Orlando Terranova


Hoje é o dia de Orlando Terranova, o nosso próximo entrevistado. Terranova é piloto da X-Raid Argentina e tripula habitualmente um BMW X3CC.

Orlando Terranova é argentino, nascido a 10 de Novembro de 1979. Este piloto não tem ainda muitas participações em Ralis TT, mas deu nas vistas no último Dakar que se realizou no seu país e já no ano de 2009 venceu o Rally da Tunísia e foi o segundo classificado na Taça do Mundo. Terranova é habitualmente navegado por Filipe Palmeiro e irá participar no Dakar de 2010.


Quando começaste a praticar Todo-o-Terreno? O que te fez experimentar este desporto?

Comecei em 2005 nas Motas com uma KTM 660, no Por Las Pampas Rally Argentina, na província de Córdoba.
Tudo começou a partir do sonho de correr no Dakar porque eu fiz Enduro durante 8 anos na Argentina e por isso, o Dakar para mim foi sempre um sonho, uma aventura.
A partir daqui fiz dois ralis "Dakar", bem como o Rally do Egipto e o Atacama-Patagónia em 2006, sem grandes resultados.


Actualmente és piloto da BMW X-Raid, com um BMW X3 CC. Que outros carros utilizaste anteriormente no Todo-o-Terreno?

Acreditem ou não este foi o único carro que conduzi, desde setembro de 2007 data em que fiz o meu primeiro rally de automóvel. A passagem das motos para os carros foi muito rápida e na primeira corrida venci três etapas e fiz o 2º lugar absoluto.


No ano de 2009 o “Dakar” disputou-se no teu país, como te sentiste a correr em “casa” numa prova com a importância do “Dakar”?

Foi um Dakar diferente, onde o calor do público era incrível! Foi verdadeiramente um momento muito especial na minha vida desportiva onde a pressão era muito forte.


Qual é a tua opinião em relação a esta mudança de continente do “Dakar”?

Para mim, a nível físico, o Rally foi mais duro! Mais técnico e onde as condições se alteravam muitas vezes. Foi muito difícil em termos de ritmo e tinha-mos de ser muito cautelosos e inteligentes, pois havia grandes riscos de danificar o carro.
Outra coisa que me impressionou foi o ritmo da VolksWagen, pois estiveram na frente desde o Km 0 até ao final de cada etapa.


No ano de 2008 disputaste o Rally Transibérico em Portugal, qual é a tua opinião sobre o Todo-o-Terreno em Portugal e sobre o público português?

Acho que hoje o Todo-o-Terreno Português está ao mais alto nível da competição mundial.
Muitos BMW, Nissan's e Lancer com tecnologia de ponta participam com grandes pilotos.
Os traçados são muito técnicas e díficeis a nível físico.

Apenas acho que duas coisas deveriam melhorar:

1) A participação em corridas com deserto e fora de Portugal, uma vez que os resultados nestes eventos são muito bons, como aconteceu no Lisboa-Dakar.

2) Melhorar a difusão para que o sucesso do campeonato não dependa apenas de contribuições privadas ou esforços privados.


O teu Co-Piloto é Filipe Palmeiro, que também é português. Qual a tua opinião sobre o Filipe como Co-Piloto?

Com o Felipe eu tenho tido, sem dúvida, os melhores resultados a nível desportivo. Acho que ambos temos melhorado muito em todos os aspectos. Sem dúvida que a sua experiência é um dos fatores que mais admiro. Se me derem à escolha, eu escolho o Filipe.


A tua carreira no Rally-Raid não é muito longa, mas já contas com uma vitória no Rally da Tunísia em 2009. Como te sentiste ao vencer este Rally?

Foi uma pequena "vingança", pois no primeiro rali da Tunísia que eu fiz perdi-o quando apenas faltavam dois dias para o fim, devido a avaria mecânica. Cheguei a este rali com mais experiência e mais rapidez. Fizemos uma corrida muito inteligente e muito forte na primeira metade do rally, onde depois foi só estar atento e controlar a corrida sem arriscar muito. Ter ganho era muito importante, não só por ser um rally tão difícil e importante, mas também por ter sido o primeiro argentino a alcançar uma vitória na Taça do Mundo.


Qual a prova que mais gostaste de disputar até hoje? Porquê?

Todas! As Bajas são grande escolas de condução enquanto os ralis mais longos ensinam-nos a nível estratégico, a conduzir em dunas etc. O Todo-o-Terreno é um prazer enorme para mim!



Em 2010 vais continuar com a X-Raid? O “Dakar” está nos teus planos? Que outras provas esperas disputar?


Certamente que sim! Neste momento estou na Europa a preparar alguns aspectos para o Dakar com a X-Raid.


Quais são os teus objectivos para o “Dakar” de 2010?

Eu corro para ganhar e preparo-me para isso, sabendo que é um caminho longo e difícil, mas possível!

-----------------------------------------------------------------------------

Entrevista Original:

Cuando se comenzó a practicar el Rally-Raid? ¿Qué le hizo iniciarse en este deporte?


Comencé en el año 2005 en la categoría motos con una KTM 660. Rally por Las Pampas Argentina, provincia de Córdoba.
Todo nació por el sueño de correr el Dakar ya que venia de hacer ininterrumpidamente 8 años de enduro en la argentina y el mundo y el Dakar para mi era un sueño una aventura.
A partir de ahí hice dos Dakar en motos como también Egipto 2006 y Patagonia Atacama 2006 sin grandes resultados.


Actualmente está en BMW X-Raid, con un BMW X3 CC. ¿Qué otros vehículos has utilizado anteriormente en el Rally-Raid?

Si es correcto y aunque no lo crean este ha sido el único vehículo que he manejado, ya que desde Septiembre del 2007 fecha en el cual corrí mi primer rally de coches no he usado otro. El paso de las motos al auto fue muy rápidos y en la primera carrera gane tres etapas e hice 2 absoluto.


En el año 2009, el "Dakar" se disputó en su país, ¿cómo se siente al correr en "casa" una prueba de la importancia del "Dakar"?

Fue un hecho impensado y un dakar distinto ya que no era desconocido pero fue increíble el calor del publico !! La verdad un momento especial en moi vida depoortiva donde jugo muy fuerte la presion.


¿Cuál es su opinión a respecto a este cambio de continente en el "Dakar"?


Me encontré con una carrera mas dura en los físico! Mas técnica y cambiante. Mucho mas difícil en cuanto al sobre paso. Había que ser muy cauto, muy cerebral ya que existían grandes riesgos de romper el auto.
Otra cosa que me impresionó mucho fue el ritmo de los VW ya que iban a tope desde el km 0 hasta la meta de cada etapa.


En el año 2008 hizo el Rally Transibérico en Portugal, ¿cuál es su opinión sobre el Rally-Raid en Portugal y los portugueses?

Creo que hoy el Rally Raid portugues es el de mayor nivel y competencia del mundo.
Muchos BMW, muchos Nissan y algun Lancer de punta participan con grandes pilotos.
Los circuitos son muy técnicos y físicos.
Creo que deberían mejorar dos cosas.

1) La participación en carreras de desierto y fuera de portugal ya que no tiene grandes resultados en estos eventos.

2) Mejorar la difusión para que no dependa solo de aportes privados o esfuerzos privados el éxito del campeonato.


Su co-piloto es Filipe Palmeiro, quien también es portugués. ¿Cuál es su opinión sobre el Felipe?

Con felipe he tenido sin duda los mejores resultados deportivos. Creo que ambos hemos mejorado mucho en todos los aspectos del rally raid. Sin duda su experiencia es uno de los factores que mas admiro. Si me dan a elegir me juego por el.


Su carrera en el Rally-Raid no es muy largo, pero ya cuentas con una victoria en el Rally de Túnez en 2009. ¿Cómo se siente al ganar este rally?

Fue una gran revancha ya que el primer rally de Tunez que hice lo perdimos dos dias antes de la meta por problemas mecánicos. Llegue a este rally con mas experiencias mas velocidad. Hicimos una carrera inteligente apretando muy fuerte hasta la mitad para luego estar atentos a la carrera sin arriesgar demasiado. Haberlo ganado fue muy importante, no solo por lo difícil e importante del rally también por haber sido el primer argentino en lograr una victoria en copa del mundo


¿Qué Rally que te gusta hacer más? ¿Por qué?


Todos!! Las bajas son grandes escuelas de manejo, los rally largos te enseñan estrategia manejos en dunas etc!! el rally raid para mi es un placer!!


En 2010 se continuará con el X-Raid? El "Dakar" está en sus planes? ¿Qué otras razas espera lograr?

Seguramente si!! En este momento estoy en europa organizando el tema dakar con x raid.


¿Cuáles son sus metas para el "Dakar" en el 2010?

Corro para ganar y me preparao para ello sabiendo que es un camino largo y difícil pero posible!!