domingo, 4 de março de 2018

Enorme expectativa para o arranque da época com a Baja TT do Pinhal

• Prólogo em Oleiros mais próximo do público 

• Sertã Power Stage a pensar em mais espectáculo para motos, quads e SSV 

• Três sectores selectivos para todas as categorias 

• Mais competição nos três concelhos que recebem a prova 

A Baja TT do Pinhal é a prova que inaugura a competição no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno AFN para automóveis e no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno para motos, quads e SSV. Já nos próximos dias 16 e 17 de março, a elite da modalidade vai discutir os melhores lugares e a vitória nas respectivas categorias nas exigentes e técnicas pistas do Pinhal Interior.

 Ao longo de dois dias, a Escuderia Castelo Branco volta a realizar a Baja TT do Pinhal, prova que este ano marca o arranque da temporada. A principal novidade prende-se com o cada vez maior envolvimento dos três concelhos que servem de base a esta prova. Oleiros, Proença-a-Nova e Sertã estabelecem o triângulo competitivo numa edição que vai ter várias novidades.

 Para o director de prova de motos, quads e SSV, Sérgio Sequeira, a Escuderia Castelo Branco procurou manter o formato bem-sucedido da competição com algumas inovações que acredita serem positivas para a Baja TT do Pinhal. 

“Esta é uma prova dos campeonatos a que pertence muito característica e particular. Os sectores desenhados nesta região do Pinhal Interior misturam partes muito técnicas com zonas bastante rápidas e onde é preciso andar no limite para fazer a diferença. A nossa principal preocupação foi manter a identidade desta corrida e o seu envolvimento com os concelhos que recebem a primeira ronda da temporada”, explicou.

 Uma das principais novidades desta edição está no formato competitivo para os automóveis. Pela primeira vez, além do prólogo, vão ter um sector selectivo logo no primeiro dia de competição. Também na sexta-feira, haverá a Sertã Power Stage, uma especial com arranque marcado para as 17 horas que se realiza numa pista construída para o efeito nas traseiras dos antigos Bombeiros da Sertã, junto à Ribeira da Sertã. Este é um desafio exclusivo para motos, quads e SSV.

 Em 2018, a Baja TT do Pinhal vai começar em Oleiros, no centro da vila. É aí que a organização estabeleceu os parques fechado e de partida para o primeiro dia de competição. O prólogo realiza-se junto à localidade, com o apetecível “salto” na zona do Cristo Rei. Oleiros será o centro nevrálgico da competição ainda com a partida para o primeiro selectivo, agendado para a tarde de sexta-feira, dia 16.

 Se a Baja TT do Pinhal começa em Oleiros, vai terminar em Proença-a-Nova. É aí que estão localizados o parque fechado e o palco para a entrega de prémios. A Sertã mantém-se como centro nevrálgico da prova. Será aí, em pleno centro, que estão os parques fechado e de assistência. Além disso, os sectores selectivos de sábado, dia 17 de março, terão partida bem perto do centro da vila sertanense.

 A organização da Baja TT do Pinhal preparou 325 quilómetros contra o cronómetro para todos os concorrentes, estejam eles à partida de automóvel, de moto, de quad ou de SSV com a certeza que estão reunidas as condições, criadas em conjunto com os parceiros, em especial as autarquias, para um grande espectáculo de Todo-o-Terreno.