segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Sexto Título para Miguel Barbosa

FERREIRA, BORREGO E DIAS/PASSOS BRILHARAM NAS MOTOS / QUADS E UTV-BUGGIES

 Miguel Barbosa e Miguel Ramalho, aos comandos do Mitsubishi Racing Lancer, foram os vencedores incontestados da Baja Proença – Oleiros 2013, prova organizada pela Escuderia Castelo Branco na zona do pinhal interior, onde o piloto acabou por garantir – sem surpresas – mais um título absoluto em Todo-o-Terreno.

 Sem qualquer tipo de oposição, pode dizer-se que Miguel Barbosa começou o seu domínio na Super Especial, precisamente o percurso em que se apercebeu de que poucos adversários teria no dia seguinte, já que Helder Oliveira dava um toque e atrasava-se e Nuno Matos não completava a Super Especial, com um problema de transmissão no Opel Mokka. Ficava para dar luta ao penta-campeão nacional, o BMW de Pedro Grancha e… pouco mais, pelo que não foi difícil à equipa do Mitsubishi ir ampliando a sua vantagem nos dois setores seletivos e garantir uma vitória absolutamente merecida.

 Na super-especial, também o Evoque Cattiva de Henrique Silva, se atrasava de forma irremediável, o que fazia com que para a oposição a Grancha, restassem apenas o BMW de Oliveira – reparado durante a assistência após a SSS – e ainda a Nissan Off Road de paulo Graça, já que o BMW de André Amaral poucos quilómetros faria no setor – mas o certo é que o fim de semana não iria ser o mais agradável, para o piloto de Barcelos, que acabou por perder cerca de seis minutos logo no início do setor– um cabo solto - e desistiu quase no final do segundo pelo que e a tarefa de Barbosa ficou ainda mais facilitada.

 No início do primeiro setor, “Tucha” capota, ao entrar no pó depois de deixar passar o Mokka de Nuno Matos, interrompendo a especial para os que o seguiam e que acabaram por fazer neutralizados, a distância de CPH1 a CPH2, o que alterou de alguma forma a classificação, principalmente entre os T8.

 No segundo setor tudo mais calmo e a vitória a sorrir a Miguel Barbosa, que assim renova pela sexta vez o seu título absoluto de Todo-o-Terreno com toda a justiça. Por atribuir ficam os títulos de T2 e T8, com Edgar Condenso a reforçar a liderança após triunfar nesta prova e César Sequeira a perder para Bruno Pinhão entre os T8, mas a conseguir mais pontos, que lhe dão um novo alento para o Campeonato. Entre os TT Classic e a Promoção, a vitória foi para Fernando Cunha / Vitor Fragoso, numa Nissan Navara.

  MOTOS / QUADS E BUGGIES MUITO ANIMADOS

 Nas motos o triunfo foi discutido a palmo entre Luis Ferreira e António Maio, com o piloto de Borba a atacar a fundo no prólogo – que ganhou – mas a não conseguir resistir aos ataques de Ferreira, que apenas não passou à frente em CPH 1 no primeiro setor, para depois caminhar de forma irresistível para o triunfo. Debilitado, Mário Patrão não deu a devida luta, ficando em terceiro lugar a mais de cinco minutos do vencedor e à frente de Helder Rodrigues, que perdeu mais de 15 minutos para Ferreira.

 No que respeita aos Quads a discussão do triunfo foi entre Roberto Borrego e André Mendes, com o piloto da Yamaha a garantir mais de oito minutos de vantagem sobre o seu adversário e Marco Baltazar a terminar em terceiro a quase 18 minutos do vencedor.

 Finalmente nos UTV – Buggies, João Dias e Nuno Passos mantiveram a invencibilidade do prólogo, garantindo a vitória com 1m38 de vantagem sobre Nuno Tavares, colocando-se Roberto Galart e Cristobal Mora no terceiro posto desta categoria que está cada vez mais competitiva.